Nutrição Funcional para
Optimização da Saúde
Com ou sem recurso a uma avaliação genética, mas geralmente com recurso a algumas análises/testes para avaliar principalmente o seu estado nutricional, é possível optimizar a forma como se sente.
Com tanta informação sobre nutrição disponível nos dias de hoje, só um acompanhamento personalizado pode ajudá-lo a decidir o que realmente é melhor para si.
São tantos os exemplos que podem ser discutidos em consulta dependendo de si, das suas caraterísticas, gostos pessoais, estilos alimentares, metabolismo. Ficam alguns exemplos interessantes:
“
O chá verde pode ser uma bebida maravilhosa, mas contraproducente se tiver um polimorfismo no gene da enzima COMT (COMT 472 G>A);
“
Sementes de linhaça podem ser uma boa forma de ajudar o organismo a produzir os ácidos gordos EPA e DHA, mas não para si se tiver uma desasturase dos ácidos gordos a priviligear a produção de ácido araquidónico e não de EPA e DHA;
“
Medir os stress oxidativo talvez nos ajude a perceber se os legumes e frutas que anda a consumir são suficientes ou se um suplemento é mesmo necessário;
“
O seu valor de vitamina B12 está dentro da normalidade mas poderemos ter de o fazer subir até mais próximo dos 500-600 pg/mL para que se sinta com mais energia; …
As temáticas serão únicas em cada consulta porque cada paciente traz consigo uma bagagem diferente.
Se sabe de alguém que poderia beneficiar de mudanças alimentares, de estilo de vida ou de uma avaliação, poderá também oferecer uma consulta. Presentei-se a si ou a alguém querido.
Dicas alimentares para que possa manter um peso saudável todo o ano. Porque cada paciente é realmente único.