A sua Saúde, vai de férias?
O Verão começou há dias e muitos são os que procuram perder peso agora. E quanto mais rápido melhor.
Primeiramente, seria muito recomendável que o peso se mantivesse estável ao longo do ano e os cuidados que agora toda a gente parece querer ter, fossem constantes. A sua saúde não tira férias, sabia? E o peso influencia muito mais do que o reflexo no espelho, (até em casos Covid-19).
Não estamos numa competição! A sua saúde é sua e o que interessa é o peso com que se sente bem, que potencia o seu bem-estar e que o consiga manter...todo o ano. O que os outros dizem ou pensam... esqueça (e isto sou mesmo eu a dizer, não é nenhum estudo).
Feche os olhos e imagine-se feliz num parque a caminhar num dia de sol bonito. Aprecie as flores, as árvores, o som dos passarinhos e as gargalhadas que ouve pelo meio. Agora olhe para si e veja como está. É essa a forma física que queremos juntos que atinja. E se estiver em harmonia em todos os campos da sua vida, o peso acaba por se ajustar equilibradamente.
Então vamos lá:
- Mexa-se. Ouviu dizer que podia perder peso sem fazer exercício?
Pois, atépode, mas a sua saúde, o seu bem-estar, a sua massa muscular, a quantidade de alimentos que pode comer, não é a mesma se não se mexer. Seja o que for, faça o que conseguir, nem que seja uma vez por semana. Você é uma prioridade!
- Beba água. Sim, há muitas outras bebidas mas porquê água?
Porque a água é a base do seu corpo e sem isso nada funciona. A água pode ajudar com o apetite, metabolismo, perda de peso, desintoxicação, redução de stress. Parece simples? Então porque é que ainda nao bebe 2 L de água por dia?
- Resolva aquela questão que lhe está a tirar noites de sono ou lhe causa stress, só de pensar.
Sim, não pode fugir disso. Se não pode mudar a situação tem de aceitá-la e seguir em frente verdadeiramente, mas talvez haja algo que possa fazer.
- Tenha horários de sono regulares, deixe o telemóvel e a televisão antes de dormir porque estes afectam a qualidade do seu sono e a qualidade do seu sono influencia o seu peso, apetite e o seu bem-estar.
- Aceite a situação como ela é e o facto do sucesso do processo depender de si.
Se não quiser verdadeiramente mudar, nada vai resultar. Nem toda a gente tem que vestir XS, nem é benéfico ser magro demais . Tal como não posso dizer que deve aceitar ser obeso ou ter excesso de peso, especialmente quando afecta a sua saúde. Sinta-se bem com o seu corpo, e defina objectivos que sejam compatíveis com a saúde, a vida que tem e a sua forma de ser.
E a alimentação?
Antes de conseguir resolver estas questões, qualquer mudança alimentar será temporária e poderá desencadear o efeito iô-iô.
Continuaremos o tema num próximo post, e até lá procure escolher alimentos de verdade e ter uma alimentação colorida.
Cada paciente é único e o peso que cada um deve/quer ter também.