Porque me peso todos os dias - parte 1
A balança é a melhor aliada para deixar de ser obeso, ponto. Não tenho qualquer dúvida!
Mostra-nos a verdade, nua e crua, nos bons e nos maus momentos. Independentemente do nosso estado de espirito, vontade e nível de esperança, um número é um número e não podemos alterá-lo.
O feedback diário imediato que nos dá permite avaliar o progresso que estamos a fazer em “tempo real”.
O peso matinal é o espelho do dia anterior, para o bem e para o mal. Ter essa informação é fundamental para que possamos personalizar o plano muito mais rapidamente do que aconteceria de outra forma. Quanto mais informação tivermos, melhor! Mais vamos conseguir perceber e aperfeiçoar o programa.
A informação mais importante não é propriamente o número de quilos que temos mais sim a sua variação diária.
Já reparou que o peso varia de um dia para o outro? A variação pode ser superior a 1% do nosso peso!
Se se pesar todos os dias de manhã, antes de comer ou beber o que quer que seja, vai constatar que o peso oscila. No meu caso, a variação entre 2 dias seguidos pode ser superior a 1kg!
Quando comecei a registar o peso e vi as variações, achava que era a balança que podia estar estragada… mas não era!
A oscilação do peso matinal mostra o impacto de algo que possa ter ocorrido no dia anterior num processo crucial para deixar de ser obeso: a inflamação.
O estado inflamatório crónico está reconhecidamente ligado à obesidade e à uma relação directa entre ambos: quando a obesidade aumenta, a inflamação também aumenta e, quando por sua vez a inflamação aumenta, a obesidade aumenta.
Felizmente, a relação também funciona ao contrário: quando uma diminui, a outra também.
Quando há um pico inflamatório, o nosso organismo responde reage com a activação de diversos mecanismos que resultam num aumento do peso, tanto numa maior retenção de líquidos, como no aumento do tecido adiposo.
Seja pelo aumento da permeabilidade vascular que “desvia a água dos vasos para o espaço extra-celular, seja pelo efeito que os marcadores inflamatórios podem ter na reabsorção de sais pelo rim, seja pelo aumento dos macrófagos existentes na gordura, o resultado final é o mesmo: aumento do peso.
Da mesma forma, se houver uma diminuição da inflamação, há uma normalização desses mecanismos e o peso diminui.
A grande vantagem de monitorizar o peso de forma diária é podermos avaliar se tivemos um pico inflamatório no dia anterior ou não.
(...)