Os primeiros passos para deixar de ser obeso - parte 5

102374224_109796384101875_7388811700884636593_o.jpeg

Atenção aos mais sensíveis: as próximas três afirmações são muito controversas e podem ferir susceptibilidades.

Aqui vão:

  1. As calorias são todas iguais

  2. Os alimentos com as mesmas calorias não são iguais

  3. Somos todos iguais mas todos diferentes

Pronto, está dito!

Agora deixem que me debruce nelas.

Por razões que não consigo compreender, estas afirmações geram controvérsia. Parece que são argumentos sobre os quais é impossível alguma vez ser atingido um consenso. Não há razão de todo para isso acontecer porque todas têm fundamentos verdadeiros e com base científica!

A única explicação para as discussões acesas que se geram sempre que se fala de obesidade, alimentação e perda de peso pode ser

Olhemos então para cada uma delas.

  1. As calorias são todas iguais.

Muitas vezes ouve-se dizer que "as calorias não são todas iguais”, que há “calorias mais saudáveis que outras”.

Infelizmente isso não é verdade.

A caloria é uma unidade de energia, fixa e imutável. É definida laboratorialmente, sendo a energia necessária para aquecer um determinado volume de água. É o que é. É semelhante a dizer que a sua torradeira ou a sua varinha mágica produzem 1000W: ambas têm a mesma potencia, apesar de a utilizarem um funções diferentes.

Quando dois alimentos diferentes têm as mesmas calorias significa que a carga energética que contêm é a mesma. Para efeitos de simplificação, as calorias contidas na comida deixaram de ser calculadas como um todo e passaram a ser estimadas tendo em conta a sua constituição em termos de macro-nutrientes: gordura, proteínas e hidratos de carbono.

Isto é verdade e cientificamente correcto. As calorias são todas iguais.

Agora, dizer que alimentos diferentes, por terem a mesma carga calórica, têm o mesmo impacto na obesidade não é nem verdade ou cientificamente correcto. É, aliás, falso e é uma das razões para assistirmos ao aumento generalizado do peso (e diabetes) na população mundial!

O que me leva à segunda afirmação:

2. Os alimentos com as mesmas calorias não são iguais

Alimentos com a mesma carga calórica podem ter efeitos dramaticamente diferentes no peso. Não devia haver sequer qualquer espécie de dúvida em relação a este ponto!

Alguém pode ter alguma dúvida de que o impacto que 1000 calorias de hidratos de carbono têm na obesidade é diferente de 1000 calorias de gordura ou proteína?! Alguém pode ter dúvida de que 1000 calorias de um refeição de hamburger fast food têm um impacto diferente de 1000 calorias de um prato de carne com legumes ?!

As calorias têm pouco impacto na obesidade. O principal factor é o efeito fisiológico, biológico e bioquímico que os alimentos têm no organismo de quem os consome!

Os hidratos de carbono em geral estimulam a libertação de insulina, a hormona responsável pela produção e armazenamento de gordura corporal. As proteínas e as gorduras praticamente não têm esse efeito.

A mesma quantidade de calorias ingeridas sob a forma de gordura não vão ter o mesmo efeito no peso quando comparamos com hidratos de carbono.

Não pode haver qualquer dúvida em relação a este ponto.

Todos os obesos têm estas reacções diferentes aos hidratos, às proteínas e às gorduras. Mas o impacto que os alimentos têm não se resume a essa equação porque não somos todos completamente iguais.

(...)

 
Anterior
Anterior

Os primeiros para deixar de ser obeso - parte 6

Próximo
Próximo

Os primeiros passos para deixar de ser obeso - parte 4