Há quem sempre tenha sonhado em ser nutricionista. Não é o meu caso. Em criança, fugia da sopa sempre que podia. Ser nutricionista foi uma decisão feita mesmo antes de entrar na faculdade, após ter começado a aprender a comer saudável e a querer saber mais sobre como poderia ajudar pessoas através da alimentação.
Não sou a nutricionista de dizer o que fazer, ditando as regras de um plano rígido, definido e pouco adaptado a quem me procura.
Sempre achei que planos alimentares impostos estariam destinados a ser fonte de stress, de dificuldades e, em última análise, de maior afastamento entre a pessoa e os seus objectivos.
A minha estratégia é exactamente a oposta. Quero que quem me procura seja uma parte activa e central na definição da estratégia e do plano de acção, que muitas vezes ultrapassa os limites das dietas e planos alimentares.
Acredito que as melhores estratégias, as que trar-lhe-ão melhores resultados, serão suficientemente simples para que sejam posta em prática por quem tem de o fazer, adaptadas à sua vida real, ao mesmo tempo que incluem a complexidade científica necessária para que seja possível atingir os objectivos de saúde de curto, médio e longo prazo.
Desde que me formei em Nutrição em 2009 pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, que me proporcionou a melhor base que poderia ter para a minha carreira, o meu percurso não foi o mais óbvio.
Para além das diversas formações em coaching de saúde, suporte nutricional, culinária saudável e nutrigenética, enveredei pela área que me pareceu fazer mais sentido pela sua abordagem à pessoa como um todo e que rapidamente me apaixonou: a nutrição e a medicina funcional.
Tive o privilégio de ter sido escolhida pela Dra Cristina Sales para fazer parte da sua equipa clínica e integrar o núcleo de nutrição, ao lado da Dra Daniela Seabra, com quem também muito aprendi. A Dra Cristina mostrou-me que era possível cumprir a missão que me tinha levado a ser nutricionista: melhorar a vida das pessoas através da Nutrição, um dos pilares imprescindíveis para a sua saúde. Foram 4 anos que não só mudaram a minha visão da medicina e da nutrição como influenciaram todo o meu percurso profissional.
Em 2014 mudei-me para a Suiça com a minha família onde abracei dois desafios. O primeiro foi aprender a língua alemã, permitindo que viesse a ser nutricionista em terras helvéticas, ao mesmo tempo que fazia voluntariado em diversas entidades de apoio e solidariedade social.
O segundo permitiu que não só me mantivesse ligada à nutrição funcional como desenvolvesse um profundo conhecimento sobre as especificidades dos testes laboratoriais usados em Medicina e Nutrição Funcional. Passei a colaborar com a Nordic Laboratories como Patient & Practitioner Supporter.
Em 2016 comecei a trabalhar na Rehaklinik Dussnang AG, uma clínica de reabilitação física em Dussnang, na Suiça, onde criei o serviço de nutrição. Esta experiência permitiu contactar e apoiar diferentes tipos de doentes em diferentes contextos, vindos de diversas partes do país e do mundo. Foi um trabalho que também me deu muito prazer fazer.
Após o nascimento do meu segundo filho, em 2020, decidi fazer uma paragem no trabalho clínico enquanto nutricionista para me focar na minha família e numa das áreas que me fascinam profundamente: maternidade, parentalidade positiva e baby-led weaning.
Era esse o meu objectivo. Mas não pude ficar indiferente ao convite que o Dr Miguel me fez para voltar a fazer parte da Clínica Dra Cristina Sales. Foi com enorme alegria que voltei em 2021 a esta equipa, seguindo as pisadas da Dra Cristina, mantendo os nossos princípios e missão: fazer com que o corpo nunca limite o que podemos atingir.
Interesses:
família, alimentação saudável, alimentação consciente, relação corpo-mente, meditação, aprender e ensinar, educação Montessori, parentalidade positiva, Yoga, natureza, viagens, geocaching, amigos.
Línguas:
português, inglês, alemão
Membro da Ordem dos Nutricionistas:
307N